Pensando nisso resolvi falar um pouco sobre o comportamento do cão
Muitas emoções podem ser demonstradas pela expressão facial e pela forma com que os cães movem as orelhas e a cabeça. Além disso, os olhos e a boca também têm muito a nos dizer. Os sinais que as orelhas passam, nem sempre são de fácil interpretação, já que algumas raças possuem as orelhas grandes, pesadas e pouco ágeis nos movimentos.
Os olhos podem dizer tudo. O ato de encarar é quase sempre interpretado como algo ameaçador, assim como nós nos sentimos incomodados com alguém nos encarando, para os cães é ameaçador. Por isso, alguns cães não olham fixo nos olhos do dono, acabam desviando o olhar. Os cães aprendem desde cedo com suas mães, que é muito mais seguro desviar o olhar do que olhar fixamente para outro cão.
A posição das orelhas também tem muitos significados. É importante ressaltar, que essa linguagem pode ser comprometida, no caso de orelhas longas e pesadas, ou seja, restritas ao movimento. Porém, os cães que apresentam orelhas em pé e ágeis, os movimentos possuem muitas informações, como por exemplo, a orelha em pé, que demonstra que o canino está alerta.
A cabeça do cão também pode nos apresentar algumas informações:
O formato da cabeça do cachorro vai determinar se o pelo é macio ou enrugado, o que pode fazer diferença nas informações que ele passa. Os que são alertas e mansos, tendem a manter suas cabeças levantadas, com o pelo do topo da cabeça eriçado. Aqueles que demostram agressividade podem mover a cabeça para frente e enrugar a testa, quase como uma pessoa franzindo a testa.Diferente dos homens que mostram os dentes quando dá um sorriso, os cães são capazes de esconder seus dentes para demostrar amizade, isso por que os dentes caninos são uma arma, feita para reagir e morder muito rápido. Os cães são muito sociáveis e pacíficos e gostam de evitar conflitos. Para garantir a disputa entre outros cães sem usar a violência, eles desenvolveram ótimas habilidades de comunicação
A cauda tem um papel fundamental no sistema de comunicação dos caninos. Através dela, os cães podem expressar felicidade, raiva, insegurança e medo. Assim como nós, os cães também demonstram o que estão sentindo por meio da linguagem corporal e expressão fácil, porém é necessária muita atenção e tempo para entendê-los, afinal, os sinais são sutis. ...
Movimentos largos ao abanar o rabo
Os cães cumprimentam e expressam amizade com suas caudas. Normalmente, eles abandonam o rabo em uma altura média e com movimentos largos para demonstrarem isso. Quando ele abana o rabo dessa maneira e sua expressão fácil estiver calma e amigável, pode ter certeza que ele está feliz em ver você!
Cumprimentos em moinhos de vento!
Alguns ficam tão felizes em ver você que o rabo deles abana em círculos como um moinho ao vento! Isso acontece porque o movimento de abanar é tão largo que acaba fazendo círculos, e não apenas indo de um lado para o outro. Isso equivale a um sorriso de orelha a orelha!
Rabo entre as pernas
Se você vir um cachorro com o rabo entre as pernas, até embaixo de seu corpo, provavelmente ele não está nem um pouco feliz, e provavelmente está com medo de algo ou alguém. Ele prende o rabo embaixo para proteger a barriga e a parte de baixo.
Rabo abanando baixo
Quando se sentem inseguros em algumas situações, os cães geralmente abanam baixo as suas caudas. Algumas vezes, suas caudas parecem presas nas patas traseiras, e acredita-se que esse movimento do rabo os ajuda a espalhar seu cheiro; assim, abanar dessa forma pode fazer com que outros cães saibam que ele está apreensivo.
Rígido, com a cauda para cima
Quando estão tensos ou bravos eles podem ficar com o rabo parado ou para cima. Algumas vezes o rabo parece até vibrar quando abanam, como se mostrassem uma bandeira vermelha para os outros cães, demonstrando perigo!
Assim como nós os cães também têm sentimentos, que muitas vezes, acabam sendo mal interpretados. Entender a linguagem do seu cão, não é algo que você vai aprender do dia para noite, é necessário reservar um tempo, e se dedicar. Depois que você entende-lo melhor, a convivência entre você e seu amigo se tornará ainda mais fácil e prazerosa, já que você vai saber se ele está feliz, bravo ou confuso.
Assim como os cães, temos que ser observadores para entender seus sinais. Alguns são fáceis de serem compreendidos, porém outros exigem mais atenção. Os cães são muito observadores, estão sempre atentos a tudo que acontece em sua volta, além disso, tem uma espécie de ‘sentidos superapurados’.
Alguns cachorros conseguem até prever quando vamos sair, ou quando as visitas estão chegando. Não se trata de sexto sentido, mas de habilidade em perceber pequenas mudanças em nosso comportamento, e essas mudanças dizem a eles que algo está para acontecer.Não é uma tarefa fácil, mas vale a pena. Comece a observar seu cão! Movimentos com o corpo e cola, posições da cabeça e expressão do rosto e a vocalização tem muito a nos dizer.
Essas foram algumas dicas aguarde que logo eu posto mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário