Hoje separei algumas dicas de como cuidar dos nossos filhotes de estimação
Escolha o cachorro certo para você.
Os pelos dele são adequados para o clima onde você vive? Ele tem o
tamanho adequado para sua residência e o nível de energia que você será
capaz de fornecer? Pondere bastante tais coisas para o bem-estar do
animal e a felicidade de todos na casa.
Adapte a casa para o cãozinho. Os filhotes amam explorar os ambientes com as bocas e algumas precauções são necessárias para proteger o cachorro e a casa.
- Retire os itens que possam ser quebrados da área em que planeja manter o cão.
- Erga ou cubra todos os fios elétricos. Feche também todas as janelas baixas.
- Guarde os produtos químicos e de limpeza dentro de armários fechados.
- Compre uma lixeira alta demais para ele e pesada o suficiente para que ele não a tombe.
- Analise a possibilidade de instalar um portãozinho dobrável para mantê-lo confinado em determinado ambiente.
- Dê espaço suficiente para o cão. Mantenha o animal na cozinha ou no banheiro durante o dia, pois esses cômodos costumam ser quentes e possuem pisos que podem ser lavados. Mantenha o cão em um cercadinho ao lado de sua cama durante a noite para que você possa ouvi-lo e levá-lo para fazer as necessidades quando ele tiver vontade.
-
Compre duas tigelas de aço inoxidável para servir a ração e a água. Os potes de metal são fáceis de se manter limpos e não podem ser descascados pelo cachorro. Cada animal da casa deve possui tigelas próprias para que não haja conflitos. Separe-os durante as horas das refeições para garantir que cada animal receba a nutrição necessária.Compre uma cama para o filhote. Existem diversas opções, que incluem cestinhos cobertos com toalhas, cercadinhos com travesseiros e até mesmo casinhas próprias para cachorros. Garanta que a casa escolhida esteja sempre confortável e seca. Não esqueça de ter uma mantinha por perto para dias frios. Evite o conflito dando uma casa para cada animal de estimação.Dê muitos brinquedos. Como os filhotes tem muita energia para queimar, dê muitos brinquedos para ele. Escolha opções firmes o suficiente para que ele não se asfixie. Não dê ossos de couro como brinquedos, utilize-os como petisco apenas.Escolha os petiscos corretos para treinar o cão. Opte por alimentos pequenos, saudáveis e que possam ser facilmente mastigados e engolidos. A ideia é informar o animal de que fez algo que o agradou rapidamente sem que isso atrapalhe a continuidade do treinamento.
- Considere petiscos como cubinhos de frango, tirinhas de fígado e bifinhos de carne industrializados.
- Tenha opções crocantes e macias. Os petiscos macios são bons para os treinamentos, enquanto os crocantes ajudam a manter a boca do animal limpa.
-
Alimente-o bem. Comidas enlatadas, cozidas, trituradas e cruas são ótimas para filhotes, mas é uma boa ideia discutir o assunto com um veterinário. Pergunte o que o filhote comeu nas últimas semanas para a pessoa que cuidava dele antes de você para continuar a dieta dele. Caso queira modificar algo, faça-o de modo gradual para evitar diarreias e vômitos.
- Compre comida para filhotes sem corantes, aromatizantes ou conservantes, pois muitos cães são alérgicos a essas substâncias.
- Compre ferramentas de higiene básicas. Você precisa de luvas de borracha, cortadores de unha, escovas, pentes, xampus, condicionadores, escova de dentes, pasta de dentes canina e toalhas. Além de bonito, seu cão deve ser saudável e feliz. Compre uma coleira (de náilon ou couro) com plaquinha de metal e uma guia de náilon. Tome cuidado para não machucar o cão ao apertar a coleira e escolha um modelo ajustável para quando o animal crescer.
- Deixe o cão confortável na casa. Lembre-se de que se trata de um ambiente novo e que pode deixá-lo assustado. Nos primeiros dias, dê mais carinho e atenção do que o normal. Deixe que o cãozinho conheça todos os cômodos da casa enquanto você o segue com uma guia leve. Não é necessário mostrar tudo no primeiro dia, mas comece pelas áreas comuns.
- Deixar o filhote correr solto por aí resultará em acidentes.
- Para que o filhote não se sinta solitário, deixe-o dormir no seu quarto, em um cercadinho.
Dê carinho com frequência. É muito importante acariciar o filhote várias vezes no dia para fazer com que ele se sinta amado e criar um laço amoroso entre vocês.[1].Manuseie o filhote com cuidado. Assim como os bebês humanos, os filhotes de cães são frágeis. Pegue-o cuidadosamente caso precise levantá-lo, sempre mantendo uma mão debaixo do peito dele.Proteja o filhote. Como esses animais são curiosos por natureza, eles podem escapar e se perder facilmente, mesmo que você tenha muito cuidado. Coloque uma coleira confortável no animal com uma plaquinha que contenha suas informações de contato. Inclua o nome do animal, seu endereço e seu telefone.
- É uma boa ideia registrar o cachorro. Em algumas cidades, como em São Paulo, o Registro Geral Animal é obrigatório.
- Não esqueça de vacinar o cãozinho assim que puder.
Encontre um local seguro para que o filhote brinque, como um jardim com cerca. Caso você more em um apartamento ou uma casa sem quintal, utilize um cercado de aço para delimitar o espaço de brincadeira do animal.[2]
Nenhum comentário:
Postar um comentário