quarta-feira, 13 de julho de 2011

dia MUNDIAL do rock


A história: só rock

Do rythm & blues à música eletrônica, o rock passa por várias estações. Em qual delas você vai descer?


Todo interligado como uma rede de metrô que ninguém planejou, o rock ’n’ roll cruza estilos e ritmos. Em cada estação, guitarras e baterias contam a históriado menino rebelde, mestiço, filho ilegítimo de uma vertente musical afro-americana (rhythm ’n’ blues) e um gênero de tradições européias (country). Contraditório desde o início, ele surge num país e numa época marcados pela segregação racial. Seu ponto de partida também é polêmico: há quem defenda Rocket 88, gravado em 1951 por Jackie Brenston; outros prefe­rem Shake, Rattle and Roll, registrado em 1954 pelo negro Big Joe Turner e pelo branco Bill Halley.
O rock talvez seja o mais mutante dos gêneros. Graças a sua capacidade de absorver e recombinar influências, ele segue surpreendendo. O mais legal é transitar pelas vertentes desse submundo, da rebeldia adolescente às melodias eletrônicas.

Mapa de acesso

Conexões
Sucesso garantido nas paradas obrigatórias.
Chuck Berry
Personifica a essência do gênero: compositor, instrumentista, performer e, sobretudo, um tremendo sacana.
Elvis Presley
O primeiro ídolo a cruzar a ponte rock/pop, o ícone-mor, mito e mico, conquistador e traidor, exemplo e caricatura. Parâmetro para medir todos no rock ­– e no pop.
Beatles
Mil bandas em uma, template válido para todas as gerações, o DNA mitocondrial. Eles fizeram quase tudo.
Glam Rock
Pop, hard rock, armações e a escada que o gênio David Bowie usou para subir.
Pós-Punk
A coragem e a cara-de-pau do punk levam ao rock novas possibilidades.
Tecnopop
Sintetizadores e seqüenciadores a serviço do pop. Hoje reprocessado com o nome de electro.
Grunge
Outra colisão entre alternativos e pesados, fusão a cargo de Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains: mortos e feridos no caminho.
Thrash
A partir de Kill’em All, do Metallica (1982), velocidade e volume brutais unem metal e punk.
Rocktrônica
A eletrônica com cara, atitude e sons – sampleados ou não – de rock .
College Rock
Som dos universitários americanos do começo dos anos 80, com espaço para bandas díspares como Husker Du, R.E.M. e Pixies.
Country Alternativo
Neobaladismo em onda caubói–lírica que inexplicavelmente bate forte em Londres.
Indie Dance
Confluência hedonista no Reino Unido, com ecos tardios mundo afora nos anos 90.
Todo o trajeto
Conheça uma por uma as linhas do rock.
Bill Halley, Elvis Presley e todos da gravadora Sun, de onde o rock saiu para dominar o mundo, eram fãs do som caipira americano. Associado ao swing e ao boogie, o gênero rural permanece na essência do rock ao longo das décadas.
Os primeiros rocks se confundem com os blues “para pular” (jump blues) dos anos 40, com elementos das big bands de swing. A soul music e todos os sons negros que também vieram a partir daí estão na alma do rock.
Pop
A indústria de ídolos da música popular americana já existia, mas abraçou o rock com especial paixão. Compositores como Leiber & Stoller e produtores como Phil Spector abriram terreno para fenômenos como os Beatles.
Rock
Entre 1954 e 1969 é possível traçar uma espécie de tronco básico de onde partem todos os ramais para essa viagem. Quase tudo o que veio depois foi definido pelas experimentações desse período de extrema criação.
A partir de Bob Dylan, a tradição medieval do trovador e as ambições poéticas e autorais se tornaram uma das principais vertentes do rock, ressurgindo ciclicamente no centro das atenções. Principalmente da crítica.
Rock Pesado
A partir do Yardbirds, banda que deu origem ao Led Zeppelin, o barulho segue em nuances hard rock e metal (com as subdivisões e misturas que tornaram esta linha uma das mais populares e inquietas).
O termo é dos anos 90, mas batiza a linha que, baseada em Beatles e Stones, encarna a vocação contestadora do rock. Sai do Velvet e perfaz um trajeto cheio de estações, divisões, curvas e revoluções – entre elas, o punk.
Vindo da psicodelia britânica e do lp Sgt. Pepper’s, dos Beatles, musicalmente mais elaborado, teve seu auge nos anos 70, mas ainda é influente, apesar das críticas. Rush e as bandas de metal melódico que o digam.
Eletrônico
A partir do Kraftwerk, o front criativo vai rumo à tecnologia. Influenciando o pop e o comportamento, no final dos anos 80, ele se afasta do rock ortodoxo. Em espírito, trabalhos como os de Fatboy Slim fazem desta uma linha não tão estranha ao rock.

 


Qual foi o primeiro cantor ou grupo de rock brasileiro?

por José Augusto Lemos*
Antes que existisse no Brasil gente desse tipo, já havia aqui gravações do gênero. A primeira foi uma cover de "Rock Around the Clock", o hit de Bill Haley and His Comets que espalhou o rock’n’roll pelo planeta. A tal cover - intitulada "Ronda das Horas", mas com a letra original em inglês - foi gravada em outubro de 1955 por Nora Ney, especialista em sambas-canção.
Dois discos de 1957 disputam o título de primeiro rock totalmente composto noBrasil. Segundo o especialista Marcelo Fróes, em seu livro Jovem Guarda - Em Ritmo de Aventura (2000), a honra cabe a "Rock and Roll em Copacabana", de Miguel Gustavo, autor da marchinha "Pra Frente, Brasil", que embalou a seleção de futebol na Copa de 1970. "Rock and Roll em Copacabana" foi gravada por ninguém menos que Cauby Peixoto e lançada em maio de 57. Porém, no mesmo mês, a veterana pianista Carolina Cardoso de Menezes soltou seu "Brasil Rock". Até onde se sabe, a gravação de Cauby foi em janeiro e a de Carolina em março, mas é impossível precisar qual das canções foi composta primeiro.
O fato é que nenhuma dessas pessoas se especializou em rock, apenas tiveram incursões esporádicas pelo ritmo. Assim, os títulos de primeiro cantor e de primeiro grupo de rock do país cabem a Betinho e Seu Conjunto, que gravaram, em abril de 1957, "Enrolando o Rock", composto pelo líder da banda em parceria com Heitor Carillo. Alberto Borges de Barros, o Betinho, era filho de Josué de Barros, o descobridor de Carmen Miranda - e pode ser visto, com Seu Conjunto, interpretando "Enrolando o Rock" no filme Absolutamente Certo (1957), de Anselmo Duarte, um clássico da chanchada.

Dicas de rock de hOjE :P
Coldplay ¿ ¿Parachutes¿ (2000)
A estréia da banda de Chris Mantin veio para suprir o anseio pop dos britânicos. Enquanto Radiohead e Oasis começavam a dar rumos menos comerciais a suas carreiras, o Coldplay trouxe melodias açucaradas e renovou o britpop, influenciando tudo o que viria dali pra frente na terra da rainha.Ouça: ¿Yellow¿



Cansei de Ser Sexy ¿ ¿Cansei de Ser Sexy¿ (2005)

O Brasil não chamava a atenção da imprensa internacional desde o lançamento de ¿Roots¿, do Sepultura, em 1996. Graças ao carisma de Lovefoxxx e ao som antenado com a New Rave, o CSS levou o rock brasileiro ao topo do mundo, motivando a criação de outras tantas bandas parecidas por aqui. Ouça: ¿Let's Make Love and Listen to Death from Above¿
¿
Franz Ferdinand ¿ ¿Franz Ferdinand¿ (2004)

Nunca foi tão fácil dançar rock como ao ouvir um disco do Franz Ferdinand. Os escoceses estilosos são criadores dos riffs mais sacolejantes do novo rock. O segundo disco é basicamente uma continuação mais acelerada deste primeiro. O próximo, que deve sair ainda em 2008, tem tudo para transformá-los em reis ainda maiores das pistas. Ouça: ¿This Fire¿
¿
LCD Soundsystem ¿ ¿Sound of Silver¿ (2007)

James Murphy é uma das cabeças por trás da DFA Records, gravadora independente responsável por alguns dos melhores lançamentos de música eletrônica recente, como Hercules and Love Affair. Poucos grupos misturam rock e eletrônica como o LCD, banda dele. "Sound of Silver", 2º disco do grupo, é uma obra-prima dançante e melancólica.Ouça: ¿All My Friends¿
¿
Panic! At the Disco ¿ ¿A Fever You Can't Sweat Out¿ (2005)

Não pré-julgue os príncipes do emo. Por trás de todo o drama, das canções com nomes compriiiiiiiidos (como "Lying Is the Most Fun a Girl Can Have Without Taking Her Clothes Off") e da maquiagem, há um disco divertido, com letras irônicas e apelo pop irresistível. Ouça: ¿I Write Sins Not Tragedies¿
¿
Queens of the Stone Age ¿ ¿R¿ (2000)

Este disco fez o stoner rock, subgênero com guitarras mais graves e influências setentistas, ganhar notoriedade. "R" pode não ser tão popular quanto o álbum seguinte, "Songs for the Deaf", mas impressiona por forjar algo novo e vibrante a partir de referências como heavy metal e rock psicodélico. Ouça: ¿Feel Good Hit of Summer¿
¿
The Strokes ¿ ¿Is This It¿ (2001)

Algumas das canções de "Is This It", primeiro álbum dos Strokes, vazaram na internet em 2000, gerando um hype a que poucas bandas conseguiriam sobreviver. Mas os nova-iorquinos conseguiram. "Last Nite" virou hino, e o disco, referência para uma geração gestada pela web e que reaviva sonoridades dos anos 70.Ouça: ¿Hard to Explain¿
¿
System of a Down ¿ ¿Toxicity¿ (2001)

Duas coisas favoreceram o sucesso do System of a Down: o declínio do ¿nu-metal¿ e a ausência do rock de protesto, com a separação do Rage Against the Machine. Os descendentes de armênios conseguiram renovar mais uma vez o metal, com uma mistura que os levou direto aos lugares mais altos das paradas de sucesso.Ouça: ¿Chop Suey!¿
¿
The White Stripes ¿ ¿Elephant¿ (2003)

Em 2001, Jack e Meg White apareceram para o mundo com ¿White Blood Cells¿, levando o rock de volta às paradas de sucesso com Strokes e The Hives. Mas foi com seu quarto disco, primeiro em uma grande gravadora, que Jack fez seu hit definitivo, ¿Seven Nation Army¿, e se tornou um dos roqueiros mais influentes da música atual. Ouça: ¿Seven Nation Army¿
¿
Wilco ¿ ¿Yankee Hotel Foxtrot¿ (2002)

Apesar de ter sido gravado em 2001, ¿Yankee Hotel Foxtrot¿ só foi lançado no ano seguinte, após imbróglio com a gravadora. Jeff Tweedy e cia. renovaram o alt.country, injetando guitarras à Sonic Youth, e fizeram de seu quarto álbum um dos discos indispensáveis do gênero.Ouça: ¿Jesus,etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bilboard 2021

 Aconteceu ontem a premiação billboard 2021 vamos as performances e os vencedores da noite : Adorei vamos a mais  Vencedores Artist of the Y...